terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SOBRAM MAIS DE 1 BILHÃO POR FALTA DE PROJETOS EFICIENTES !

A cada ano mais de 1 bilhão de reais 'sobram', principalmente em instituições governamentais, por falta de projetos eficientes.

Quase todos os Ministérios: Educação, Saúde, Combate a Fome, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura, etc. , através de fundos e editais, disponibilizam recursos a serem doados para projetos de Prefeituras e de organizações da sociedade civil. Entretanto é raro o ano em que estes recursos são integralmente destinados.

Esta dificuldade esbarra, por um lado, nas exigências requeridas para se habilitar a estes recursos e por outro, e principalmente, pela 'pouca qualidade' (inconsistência, falta de foco, pouca clareza...) dos projetos que são apresentados para análise. E isso vale particularmente para as iniciativas da Região Nordeste, onde as carências sociais, culturais e ambientais de um modo geral são ainda mais acentuadas.

Ofertas de recursos similares, e na mais das vezes menos burocráticas, ainda são grandemente ampliadas se consideramos os fundos de empresas brasileiras e estrangeiras; as agências de cooperação estrangeiras, públicas e privadas e a cooperação bi e multilateral.

É desesperador constatar que a existência de tantas carências, a capacidade e disposição de enfrentá-las, a disponibilidade de recursos e os instrumentos institucionais/operacionais para viabilização das propostas, esbarram na "simples" elaboração de projetos eficientes.

Por outro lado isso implica, diretamente, na necessidade crescente de pessoal capacitado e com experiência na elaboração de projetos e na conseqüente valorização deste profissional.

Neste contexto o Instituto Nova Ação - Educação, Cidadania e Meio Ambiente com a realização de Cursos e Projetos e.V está promovendo o CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS destinado a pessoas interessadas em iniciar/aprimorar seus conhecimentos em Técnicas de Elaboração de Projetos, independente de experiência anterior, sobretudo para profissionais liberais e autônomos, gestores públicos, empresariais e do 3º Setor, administradores, advogados, contadores e pessoal de apoio a mobilização de recursos institucionais, que se proponham a ingressar ou aprimorar sua qualificação na captação de recursos.

O Curso será ministrado por profissional com quase 20 anos de experiência em captação de recursos tanto na condição de proponente quanto integrante de conselhos e comitês de avaliação e aprovação de projetos em instituições nacionais e estrangeiras.

Informações: cursoseprojetos1@gmail.com - (81) 9706 9542

Nenhum comentário:

Postar um comentário