quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projeto capacita jovens na área de informática e reciclagem de computadores


Ter, 26/Jan/2010 10:46 Cidadania Socioambiental
Tatiana Félix

Sorocaba, SP - O projeto MetaReciclagem, iniciativa da Secretaria de Relações do Trabalho da Prefeitura Municipal de Sorocaba, interior de São Paulo, há dois anos trabalha com jovens em situação de vulnerabilidade social da zona oeste da cidade, por meio de cursos de capacitação na área de informática.

Segundo o coordenador do projeto, Gilberto Vieira, a ideia é dar uma oportunidade aos jovens com idade entre 12 e 30 anos, já que nessa região há muita incidência de casos de tráfico de drogas. Oferecendo cursos de capacitação profissional, como Informática Básica, Montagem e Manutenção de Micro e Webdesigner, o MetaReciclagem formou, só no ano passado, 450 alunos, dos bairros Nova Esperança, Vila Barão e Jardim Zumira. Os cursos têm duração de três meses.

Para participar, os jovens devem estar atentos à divulgação nas escolas das comunidades locais. Para este ano, a estimativa é capacitar cerca de 700 alunos, já que devem ser abertas turmas em três períodos do ano. As aulas começarão no dia 8 de fevereiro e, segundo Gilberto, as 250 vagas já foram preenchidas. "Temos até fila de espera", diz.
Um dos principais trabalhos realizados pelo programa é a reciclagem e reutilização dos componentes eletrônicos dos equipamentos de informática, que apresentam algum defeito, como monitores, placas, teclados, mouses, entre outros. Quando não mais utilizados, estes materiais tornam-se um amontoado de lixo eletrônico tecnológico.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, em 2008 o Brasil comercializou 12 milhões de computadores. A média de tempo de uso desses equipamentos é de quatro anos. Com essa utilização, torna-se necessária a criação de políticas públicas voltadas ao correto descarte deste material, pois os componentes eletrônicos jogados no meio ambiente contribuem para a poluição e contaminação das águas e causam danos à saúde da população e dos animais.

Gilberto explica que o reaproveitamento das peças depende do estado da máquina, ‘mas sempre dá para aproveitar alguma coisa’, diz. Segundo ele, computadores doados por indústrias, geralmente apresentam bom estado de conservação, podendo ser melhores aproveitados. A avaliação é feita por técnicos do Telecentro Comunitário.

Com a doação de indústrias, aliás, é que foi possível aumentar o Telecentro, que tinha apenas 10 microcomputadores doados pelo Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. O espaço, que é uma parceria com o Ministério, é destinado para as aulas dos cursos e também para que a população tenha acesso gratuito à internet. "Hoje temos 20 computadores e atendemos 120 pessoas por dia", informa.

O material não reaproveitado é coletado e reciclado pela Cooperativa Reviver. Segundo Gilberto, somente no ano passado, cerca de oito toneladas de sucata foram recicladas. Ele alerta que ‘a reciclagem sempre deve ser feita por uma empresa especializada’.

Mais informações sobre o projeto ou sobre recuperação de computadores no telefone:              (15) 3417-3825         (15) 3417-3825. O MetaReciclagem fica na avenida 9 de julho n° 1066, na Vila Barão, Sorocaba (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário